segunda-feira, 30 de junho de 2008

Estas fontes não secam...

O grande objectivo desta unidade curricular de Investigação Educacional é preparar os mestrandos para a sua próxima etapa: a dissertação.
Neste sentido, considero que todos os temas abordados e todas as actividades desenvolvidas foram pertinentes.

A metodologia adoptada pelas duas docentes foi adequada, uma vez que proporcionou situações de aprendizagem diversificadas. De destacar também a importância do apoio prestado em situações de alguma dificuldade (p. ex. aquando da actividade 5).

Gostaria de salientar a importância dos trabalhos em equipa. Foi no espaço da equipa que aconteceram os momentos mais significativos de debate, de troca de ideias e de colaboração.

Quanto à construção do webfólio, cabe-me esclarecer alguns aspectos:
1- Tal como referi no post de abertura, trata-se de um ambiente novo para mim. Como tal, levei algum tempo para conseguir entender as suas potencialidades.
2- Decidi nele publicar os apontamentos que fiz da leitura de alguns artigos científicos que mais marcaram o meu percurso nesta UC. Os artigos estão todos identificados com as respectivas referências bibliográficas e os apontamentos são completados, no final, com um comentário pessoal sobre a sua relevância ou sobre alguma reflexão que me tivessem suscitado. Em muitos dos apontamentos fui registando, pelo meio, comentários que me pareceram pertinentes.
3- Fiz uma reflexão sobre o percurso de cada uma das actividades, focando alguns aspectos essenciais sobre as temáticas em estudo, o desenvolvimento da actividade e a minha participação.
4- Disponibilizei no espaço ‘Gogos, conchas e pérolas’ os recursos que mais enriqueceram o meu percurso.
5- Senti a necessidade de dar um sentido de unidade ao webfólio (que não exclusivamente o conteúdo da investigação educacional). Neste sentido, tentei estruturá-lo e organizá-lo tendo em conta o seu título ‘Das Fontes ao Mar’. Também os pequenos apontamentos poéticos servem, por um lado, para contribuir para essa unidade e, por outro, para funcionarem como ‘pequenas ilhas’ dentro do mar dos conteúdos da investigação educacional.
Considero que o meu webfólio revela o trabalho que desenvolvi durante este semestre e que cumpriu a sua finalidade principal de ser um meio de reflexão sobre minha aprendizagem.

Em jeito de auto-avaliação, tenho a consciência de ter aprendido imenso nesta unidade curricular, mas, acima de tudo, apercebi-me da complexidade inerente à investigação educacional, estando alertada para as inúmeras dificuldades e armadilhas que irei encontrar no meu caminho.
Penso que todo o meu percurso se pautou por uma postura ética nas actividades desenvolvidas. Procurei partilhar os meus conhecimentos e dúvidas, tentei contribuir para a coesão do grupo e colaborar com todos os colegas.

Resta-me agradecer a todos os colegas e às docentes o papel fundamental que desempenharam no meu desenvolvimento pessoal nesta unidade curricular.

Um abraço a todos!

Sem comentários: