segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reflexão sobre o decurso da actividade 6, ‘Questões éticas na investigação educacional’, inserida na temática 5, ‘A ética do investigador’

Esta actividade centrou-se na importância das questões éticas ao longo de todo o desenvolvimento de um estudo investigativo.
Este tema já tinha surgido na actividade 1, quando em trabalho de equipa (azul), decidimos abordar, sucintamente, as questões éticas na nossa reflexão sobre as etapas de um projecto de investigação (já aqui tínhamos a ideia de que existem questões éticas a serem ponderadas em todas as etapas). Nesse sentido, transcrevo aqui uma intervenção que publiquei a 6 de Abril (23:24h), na nossa reflexão sobre as questões éticas:
‘Olá a todos!
__________, quando estive a navegar site do Educational Research fiz estes apontamentos que poderão ajudar na abordagem à questão da ética:
Sobre as questões da ética na investigação:
(Educational Research)
Há três abordagens à ética:

- deontológica (código universal)
- cepticismo ético (não se consegue formular códigos morais concretos e invioláveis)
- utilitário (os benefícios justificam os riscos?)
Há três grandes áreas de preocupação da ética:
- a relação entre a sociedade e a ciência
- aspectos profissionais (actividade fraudulenta; publicação parcial ou duplicada)
- forma de tratamento dos participantes
Conduta ética na investigação com seres humanos:
- autorização esclarecida
- esclarecimento total
- liberdade de desistirem
- protecção de riscos físicos e mentais
- confidencialidade vs. anonimato

De Bogdan & Biklen (1994:75-78) resumi o seguinte:
Duas questões dominantes a investigação com sujeitos humanos:
- sujeitos aderem voluntariamente, tendo conhecimento da natureza do estudo e dos perigos e das obrigações;
- sujeitos não são expostos a riscos superiores aos ganhos que poderão surgir do estudo.
Os princípios éticos podem ser diferentes, consoante os projectos de investigação.
Os autores apresentam os seguintes princípios como mais gerais:
- As identidades dos sujeitos devem ser protegidas;
- Os sujeitos devem ser tratados respeitosamente e de forma a conseguir sua cooperação;
- Antes de obter a autorização dos sujeitos, o investigador deve esclarecer todas as dúvidas e os aspectos acordados devem ser cumpridos;
- Autenticidade dos resultados, mesmo que não agradem ao investigador.
Como já tinha isto alinhavado (foi só passar para a minha pasta das intervenções em fórum e formatar), aqui fica. Pode ser que te ajude.’
Participação no fórum geral:

Esta actividade foi desenvolvida em regime individual, assente na análise da bibliografia disponibilizada pelas docentes – American Educational Research Association – Ethical Standards (disponível a partir do espaço ‘Gogos, Conchas e pérolas’) - e em outras pesquisas efectuadas.
Foi aberto um fórum geral de discussão. Aí foram colocadas as ideias gerais constantes da bibliografia facultada. Mas, na sua maioria, as diferentes intervenções enriqueceram o debate com ideias resultantes de outras fontes.
Também eu tentei participar com novas perspectivas e ideias, tendo por base um artigo de Marquez-Fernandez
[1] e o site do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (ambos disponíveis a partir do espaço ‘Gogos, conchas e pérolas’).
Deste modo, foi-me possível contribuir para o debate com ideias fundamentadas e novas perspectivas, em diversas linhas de discussão. Simultaneamente, penso que ficou clara a minha identificação das ideias principais desta temática.


Em síntese, foi uma actividade que me permitiu aprofundar um aspecto que, em equipa, já havia sido abordado uns meses antes. Ficou reforçada a ideia de que em todas as suas acções/decisões, o investigador tem de tomar decisões éticas, que por vezes podem ser difíceis. Parece-me particularmente importante a noção de que as questões éticas na investigação são de ordem transdisciplinar e que é a ética que impõe os limites à ciência/investigação, para que ela não se torne um fim em si mesma, mas sim um meio de fomentar o bem-estar da Humanidade.

[1] MÁRQUEZ-FERNANDES, A. (2001). La ética del investigador frente a la producción e difusión del conocimiento científico. In Revista Venezolana de Gerencia, año 6, nº16 (pp.636-650).

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